Ensinamentos de Meishu Sama: Ponto focal

Descobrir o ponto focal de tudo na vida é de suma importância. Entretanto, muitas das coisas que vocês fazem estão fora do ponto focal. Não me refiro apenas às doenças, mas também em relação a atitudes do cotidiano, como conversas, comportamentos corriqueiros e até a maneira de divulgar a doutrina. Daí a importância de elevar cada vez mais o nível de sabedoria. Dessa forma, vocês poderão facilmente encontrar soluções harmoniosas para os problemas. Do mesmo modo, poderão orientar, com relativa facilidade, alguém que se encontre indeciso quanto a ingressar ou não na nossa doutrina. Se vocês conseguirem, ao falar dos Escritos Sagrados, atingir o ponto focal, imediatamente vem a decisão. Não é fácil, contudo, achar esse pontinho tão sutil. Daí que, quanto mais elevado for o nível de chieshokaku, mais rapidamente vocês encontrarão o ponto focal.
Portanto, reafirmo: em todas as situações, a melhor solução é buscar antes o centro da questão. Essa prática deve prevalecer em qualquer atitude que os leve a perder a calma e, em consequência, agir apressadamente.
É bom ter sempre em mente o seguinte: muitas vezes, as dificuldades que surgem são um sinal de que talvez ainda não seja o tempo certo, ou haja algum outro motivo por trás dessa situação. Quando, porém, chegar o momento adequado, se vocês permanecerem constantemente atentos, encontrarão, com facilidade, o ponto focal. É o que acontece, por exemplo, em casos de febre. Na hora em que conseguem ministrar Johrei no local exato da causa da doença, a febre baixa imediatamente. Acredito que todos nós já devamos ter experimentado esse fenômeno.
Descobrir o ponto focal é, portanto, condição fundamental para alcançar felicidade. Faz-se necessário, então, que o ser humano desenvolva rapidamente a sua capacidade de encontrá-lo. Uma das práticas para atingir tal finalidade é o aprimoramento da fé.

 

Meishu Sama, A Arte do Johrei, p. 68, Lux Oriens Editora