Saliva e fumo formam ‘coquetel mortal’, diz estudo

O cigarro transforma a saliva em um “coquetel mortal” que pode levar ao desenvolvimento de câncer de boca, afirmam pesquisadores em Israel.

Segundo os cientistas, que publicaram o estudo no British Journal of Cancer (BJC, na sigla em inglês), a saliva normalmente defende o organismo de uma série de doenças porque contém enzimas capazes de neutralizar substâncias perigosas.

O fumo destrói esses agentes, deixando uma mistura corrosiva de compostos químicos do tabaco na boca, que podem levar ao aparecimento de células cancerígenas.

O câncer de boca e órgãos próximos, como nariz, garganta, amígdalas, laringe, faringe e gengiva matam milhares de pessoas por ano no Brasil e têm no fumo e na ingestão exagerada de bebidas alcoólicas as suas principais causas.

Efeitos

A equipe, do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, em Haifa, recriou os efeitos do cigarro em células cancerígenas na boca.

Células cancerígenas foram usadas para testar os efeitos óbvios do fumo no desenvolvimento de tumores.

Metade das amostras de células foi exposta somente ao fumo e outra à uma mistura de fumo e saliva.

Os pesquisadores descobriram que a saliva contaminada pelo cigarro é até mais grave do que o cigarro separadamente.

“A maioria das pessoas vai achar isso surpreendente. Mas achamos que, uma vez exposta ao cigarro, a saliva não apenas perde as suas boas qualidades como também age contra, destruindo a cavidade oral”, diz Rafi Nagler, um dos autores do estudo.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/06/040602_cigarromtc.shtml