Culto Mensal de Ação de Graças – 01/2010

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Reisetsu

Jiyuumuge1
kokoro no mama ni arinagara
norikoenu koso2 tootokarikere.

 

Hito to shite
fumubeki michi3 to tsutomubeki
wazatoshi arunari yumena kuruiso4.

 

Tao soshiru
himada ni araba waga kokoro
kaeri mi okonai tadashi okamashi.

 

Yoki kokoro
tsutome okose7 kasanareba8
itsuka makoto no zennin to naru.

 

1 jiyuumuge- lê-se / djiyuumugue /
2 koso- lê-se / kosso /
3 michi- lê-se / mitchi /
4 kuruiso- lê-se / kuruisso /
5 reisetsu- lê-se / reissetsu /
6 jiyuushugi- lê-se / djiyuushugui/
7 okose- lê-se / okosse /
8 kasanareba- lê-se / kassanareba /

 

 

Cortesia

Deixar como são
coração e mentes livres, sem limites.
Mais admirável, contudo, não ultrapassar a Lei.

 

Cominhos certos
trilhando, deveres, trabalhos cumprindo,
nem em sonho poderás cometer algum erro.

 

Toda pessoa
saiba: mesmo tendo total liberdade
de ação, deve conhecer os próprios limites.

 

Para refletir
nos próprios atos e corrigir o coração,
use o tempo que gasta ao criticar os outros.

 

Fazendo surgir
repetidamente sentimentos nobres,
um dia, o homem tornar-se-á bom de verdade.

Ensinamento

ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA

Seja um novo homem

 

Os homens devem procurar evoluir sempre, especialmente aqueles que professam uma fé.

De um modo geral, entretanto, quando alguém fala de religião, é considerado fora de época. Inegavelmente, o comportamento normal da maioria dos adeptos das religiões existentes é de pessoas antiquadas.

Os seguidores da Messiânica, contudo, precisam adotar uma atitude oposta. Convém que todos observem, em especial, a Grande Natureza, onde tudo evolui incessantemente, num ininterrupto processo de renovação. Vejam como, a cada ano, aumenta a população e o aproveitamento das terras; como progridem os meios de transporte, os processos de construção e os recursos tecnológicos. As plantas e as árvores crescem em direção ao céu; nunca para baixo. Assim, também o homem deve acompanhar e imitar a evolução de todos os elementos da Grande Natureza.

Seguindo o mesmo princípio, esforço-me para que o meu aprimoramento seja, a cada mês, a cada ano, maior e mais profundo.

Aquele que se preocupa apenas em melhorar os aspectos materiais da vida, tais como, posição social, empreendimentos, profissão flutua sem criar bases firmes. É preciso, por todos os meios, elevar a alma e aperfeiçoar o espírito. Quem tiver esse cuidado, construirá, passo a passo, um novo “Eu”.

Não há necessidade de pressa. Aos poucos, no decorrer dos anos, todos vocês poderão tornar-se pessoas magníficas. Basta a mera intenção de pôr em prática os Ensinamentos para que já sejam consideradas almas superiores. Desse modo, desfrutarão, com certeza, da confiança de todos, terão sucesso e serão felizes.

Talvez os jovens achem que estou dizendo banalidades, ou pregando uma moral antiquada. Muito pelo contrário. Quem segue o que Eu ensino transforma-se num Novo Homem. Ultrapassados são aqueles que não apresentam, durante a vida toda, a menor evolução, conservando sempre idêntico modo de pensar e de falar sobre os mes¬mos assuntos. Mantendo somente conversas mundanas, desinteressantes, sem nenhuma preocupação religiosa, política, filosófica ou artística, não progridem; permanecem estáticos.

Embora a maioria das pessoas se comporte dessa maneira, não tenho intenção alguma de censurá-las. Estou apenas chamando a atenção para uma realidade irrefutável.

Atitudes semelhantes, contudo, não são muito louváveis especialmente para os seguidores da Messiânica que, neste período de transição, procura salvar toda a humanidade, despertando-a para os erros da cultura atual. O nosso objetivo é aprimorar o ser humano, para construir um mundo pleno de felicidade. Portanto, quando digo que todos precisam tornar-se pessoas da cultura do século XXI, estou me referindo à formação desse Novo Homem.