Culto Mensal de Ação de Graças – 12/2008

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Risoo Sekai

Ookami wa

ame tsuchi1 momo wo sumi kiyome

risoo sekai wo uchi2 tatemasuran3.

 

Chirihodo4 no

tsumiya kegare mo kakusarenu5

miyo wo suishoo sekai to iu naru.

 

Kumo hitotsu

kakusu yoshi naki oozora wa

suishoo sekai no sugata naruran.

 

Iso6 no kami

furu koto bumi ni mo imada minu

chijootengoku7 no uruwashi no sugatayo.

 

Sangai banrei

morenaku kanki ni hitaruran

oomi hikari no kuma naku teraseba8.

 

Mundo Ideal

 

O Supremo Deus

vai purificar o Céu e a Terra.

Tudo límpido, surgirá o mundo ideal.

 

A esse mundo,

cristalino eu chamo, porque não esconde

a menor partícula de pecado ou mácula.

 

Nenhuma nuvem

pode ficar escondida no grande Céu.

Eis a imagem de um mundo puro como cristal.

 

Ninguém ainda

falou da bela imagem do Reino do Céu;

nem o deus dos antigos, nem os velhos escritos.

 

Grandiosa Luz

ilumina totalmente todos os cantos.

Nos três reinos, alegria plena dos espíritos.

 

1 tsuchi – lê-se / tsutchi /
2 uchi – lê-se / utchi /
3 tatemasuran – lê-se / tatemassuran /
4 chirihodo – lê-se / tchirihodo /
5 kakusarenu – lê-se / kakussarenu /
6 iso – lê-se / isso /
7 chijootengoku – lê-se / tchidjootengoku /
8 teraseba – lê-se / terasseba /

Ensinamento

Transcendência

 

1. Tieshokaku
Dificilmente fico em dúvida quando tenho de tomar alguma decisão, ou optar pela melhor maneira de resolver os problemas que surgem.

Ao analisar qualquer situação conflitante, imediatamente me vem à mente a maneira adequada de como solucioná-la.

Da mesma forma, sou também muito hábil para fazer compras. Indo, por exemplo, ao shopping, num instante, defino o que desejo adquirir. Minha esposa, ao contrário, revira todos os artigos e sempre acaba escolhendo aqueles que eu já havia apontado desde o início.

Recentemente, quando visitava Kyoto, uma pessoa ofereceu-me um Biombo de seis faces que se encontrava no museu. Foi pintado por Yuusho e é considerado um tesouro nacional. Fui até lá, pedi que abrissem somente uma das faces a fim de examiná-lo, pois assim já poderia ter idéia do conjunto. Gastei apenas cinco minutos nessa análise e decidi comprá-lo.

A mesma agilidade me acompanha quando projeto a construção dos museus ou dos jardins. Não fico perdendo tempo; resolvo tudo muito rápido. Quem observa as minhas atividades fica meio perplexo e não entende como consigo realizá-las com tanta simplicidade. A maioria das pessoas imagina, por isso, que eu já as tenha planejado antes, com detalhes, e durante longo tempo.

Observando também a lentidão com que outras pessoas trabalham, sinto o quanto tenho boa cabeça, pois sempre decido tudo num instante. Daí a razão de eu poder realizar, ao mesmo tempo, a construção de Hakone e Atami, visitando-as somente uma vez por mês; não preciso mais que isso para acompanhá-las. Ouvindo apenas o relatório do administrador, consigo saber exatamente o que está acontecendo e quais os pontos que precisam da minha orientação.

Pelo mesmo processo, escrevo Ensinamentos para jornais e revistas e também reviso os testemunhos que vão ser publicados. Ainda, para finalizar, peço ao meu secretário que os leia novamente para eu ouvi-los. Nessa hora, faço as correções necessárias e, se for preciso, coloco algumas explicações a mais.

Também componho salmos no estilo waka com muita rapidez. Consigo redigir facilmente mais de cinqüenta em uma hora.

 

2. Rapidez
Deus nunca está atarefado, porque transcende o tempo e o espaço; por isso, o Seu pensamento não demora nem um segundo; nada há, pois, na área divina, que motive inquietações. Tais circunstâncias só ocorrem com os homens. Estes, sim, estão sempre agitados porque vivem dentro do tempo e do espaço dos quais não podem fugir. Se ficarem exageradamente preocupados com essa limitação, é sinal de que têm cabeça ruim. Daí ser necessário compreender muito bem que o ponto focal do conceito de rapidez reside na clareza mental.

 

Ensinamento de Meishu Sama: “Transcendência”, publicado no livro: “Evangelho do Céu – volume II – Sabedoria”, p. 84; Lux Oriens Editora.