Culto Mensal de Ação de Graças – 09/2007

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Kami no Sonzai

Ariyakani
owashimasu Kami mienu koso2
kokoro no meshii ni areba narikeri.

 

Kami aru wo
shiranu yobito no ika ni shite
anshin ryumei erarubeshiya wa.

 

Ayamareru
shisoo3 wo umeru haha no na wa
mushin no niji4 nari kokoro seyokashi.

 

owashimasu – lê-se / owashimassu / 2 koso – lê-se / kosso /
3 shisoo – lê-se / shissoo / 4 niji – lê-se / nidji /

 

 

Fé em Deus

Quem não consegue
enxergar a evidente presença de Deus,
é por que a cegueira reside no coração.

 

Como adquirir
tranqüilidade, poderão as pessoas
que desconhecem a divina existência?

 

Mantenham-se todos
atentos. Os pensamentos negativos
são gerados pela falta de crença em Deus.

 

Ensinamento

Esperar com tranqüilidade

Oficiante: Quando eu procuro a solução para algum problema e não a encontro, concluo que ainda não chegou o tempo certo. Por isso, paro de pensar no assunto, esqueço a questão e fico esperando, com tranqüilidade, a hora exata para que as coisas aconteçam naturalmente, na ordem correta, sem me causar sofrimento. Então, de repente, percebo o que deve ser feito e tenho convicção de estar agindo certo.

Todos: Acho inacreditável que ninguém, até hoje, tenha tido a oportunidade de sentir o sabor verdadeiro do único modo como a humanidade deveria viver para, sem dificuldade, usufruir de todos os momentos da existência.

Oficiante: Agir com tranqüilidade

Neste sentido, tanto o Johrei como o método de Agricultura da Grande Natureza e os demais conceitos que venho difundindo sempre atingem os resultados previstos quando praticados segundo a lógica divina da serenidade. É por isso que, ao planejar algo, nunca me apresso. Estudo o projeto sob todos os ângulos e submeto-o à contínua e rigorosa reflexão. Quando me convenço de que se trata de um plano justo em todos os pormenores e útil à humanidade inteira, executo os preparativos e espero chegar o tempo. Essa minha atitude já levou algumas pessoas a se irrita¬rem e outras a julgarem-me bastante estranho, pois, de fato, nunca entenderam por que eu tardava a executar planos que me eram propostos, embora os tivesse acatado e prometido utilizá-los.

Todos: Comportamentos de ansiedade são comuns entre os seres humanos, como resultado da falta de paciência em esperar pelo tempo certo. Como se lançam à ação antes da hora, inúmeros obstáculos começam a surgir, impedindo que o plano se desenvolva naturalmente; daí vem o desespero e tudo malogra.

Oficiante: Como, então, reconhecer o tempo propício? Não é tão complicado. Basta observar atentamente a naturalidade com que um trabalho se desenvolve, bem como notar a ausência de grandes esforços para a sua execução. Essas circunstâncias são sinais evidentes de que o tempo está plenamente de acordo.

Todos: Meditem muitas vezes sobre o que lhes acabei de falar e procurem pautar suas ações por esse princípio.