Culto Mensal de Ação de Graças – 08/2007

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Inochi

Tamaki haru
inochi no nushiwa onore ni arade
Kami no mite ni aru wo shirekashi.

 

Yo wo sukuu
makoto no chikara2 wa Kami ni ari
inoreyo inore Miroku no Kami wo.

 

Yo wo aishi
hito wo tasukuru mono naraba
izuchi3 yuku tomo Kami wa mamorasu4.

 

1 inochi – lê-se / inotchi / 2 chikara – lê-se / tchikara /
3 izuchi – lê-se / izutchi / 4 mamorasu – lê-se /mamorassu /

 

 

Vida

Sabei, oh homens!
Não sois legítimos donos da vida.
Ela permanece inteira nas mãos do Criador.

 

A verdadeira
força que salva o mundo é divina.
Orai! Orai sempre a Miroku Oomikami.

 

Tem a proteção
e ajuda divina em qualquer lugar,
quem vive buscando o bem da humanidade.

Ensinamento

Milagre

 

Oficiante: A palavra “milagre” indica a ocorrência de um fato que transcende às Leis da Grande Natureza. É algo, portanto, impossível de acontecer, quando analisado a partir de um conceito materialista que se baseia numa visão superficial dos fenômenos naturais. Como hoje está bastante difundida a avaliação dos fatos baseada apenas na matéria, as pessoas estranham que acontecimentos extraordinários passem a fazer parte do cotidiano.

Todos: Para melhor compreensão, lembremos al¬guns exemplos. Como explicar o caso de uma criança que despencou de altura bastante considerável indo cair num precipício sem nada sofrer? Ou, o de coli¬sões entre carros e bicicletas, em que o ciclista saiu ileso e a bicicleta sem dano algum? Ou ainda o ocorrido com um homem que, por ter chegado atrasado à estação, fora obrigado a viajar no horário seguinte e mais tarde viera a saber do descarrilamento do trem que perdera e do grave acidente do qual ficara livre.

Oficiante: Em maior ou menor escala, quase todos os messiânicos têm vivenciado milagres. Há alguns notáveis: um membro conseguiu afugentar de sua casa um ladrão, ministrando-lhe Johrei a distância. Outro foi salvo de um incêndio ao canalizar a Luz so¬bre as chamas, que se desviaram devido a uma brusca mudança na direção do vento.

Todos: Tendo em vista tantos fatos aparente¬mente estranhos, fica claro que prodígios acontecem porque a causa que os determina se encontra no mundo espiritual.

Oficiante: Milagre, uma ocorrência normal

Com base nas observações sobre a ocorrência dos milagres, pode-se afirmar que eles jamais acontecem por acaso ou por coincidência. Existe sempre uma razão; portanto, não há nenhum mistério neles. São, pois, ocorrências normais. A sua ausência, sim, é que constitui uma estranheza. Eis a razão pela qual diante de um problema de difícil solução, fico esperando por um milagre e ele sempre acontece.

Todos: Certamente, quem já acumulou muitas virtudes e tem uma fé profunda também deve ter vivido experiências desse gênero.

Oficiante: Torna-se, pois, necessário que cada um procure, no dia-a-dia, levar uma vida de constante aprimoramento para fazer jus a muitas experiências milagrosas.