Culto Mensal de Ação de Graças – 07/2007

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Mitama Migaki

Genkai wa
zen aku kongoo migakiau
shugyoo no bazoto shirite migakana.

 

Mi mo tama mo
sumi kiyomarishi hito ni shite
nayami no toki mo yasuku koenan.

 

Waga mitama
migakaren to shite Ookami wa
maga tou to ishi mochii2 tamau mo.

 

( genkai – lê-se / guenkai / 2 mochii – lê-se / motchii / )

 

 

Lapidar a Alma

Purifica-te
sabendo que bem e mal estão misturados
neste mundo, para aprimorar os homens.

 

Estando puros
de corpo e alma, ultrapassaremos
com muita facilidade os tempos difíceis.

 

Para lapidar
minha alma, Deus Supremo permite ao mal
agir como se fora um potente esmeril.

 

Ensinamento

Singeleza no agir

 

Oficiante: A grande maioria das pessoas não percebe a estreita relação que existe entre os acontecimentos e o carma. Simplesmente quer realizar o que acha certo de acordo com o seu modo de pensar, numa condição de extrema supremacia do próprio ego. Assim se propõe a conseguir, de qualquer jeito, o que deseja, embora se coloque contra o mundo inteiro. Atitude muito perigosa!! É preferível, quando nada, no início, corre a contento, deixar o projeto para mais tarde. A partir de uma observação aparente, esse procedimento parece demonstrar falta de firmeza. Muito pelo contrário. O mais importante consiste em agir com singeleza, respeitando as circunstâncias do momento. Assim não haverá perigo de erro e o resultado será extremamente satisfatório.

Todos: O ser humano não pode, então, colocar “força na barriga”. Deve, sim, seguir o exemplo dos praticantes das artes marciais que somente se tornam exímios lutadores quando eliminam por completo qualquer esforço exagerado. Dessa maneira, ao serem de repente atacados por um inimigo, conseguem defender-se com inúmeros golpes diferentes.
Oficiante: Semelhantemente à reação do lutador de artes marciais, o ser humano vai realizar o que deseja com muita facilidade, se não predeterminar o que quer fazer.

Todos: A melhor maneira de viver, portanto, é, no frio, vestir agasalhos para esquentar o corpo e, no calor, usar roupas leves.

Oficiante: Em outras épocas, eu também fazia muito esforço, através do pensamento, para conseguir meus objetivos, mas nunca deu certo. Depois, porém, que conheci a Deus, entendi que o ser humano não é nada; nem chega a um mosquito; se soprar um vento mais forte, já se destrói. Somente estando agarrado a Deus, vive seguro. Sem a proteção divina em qualquer situação, corre grande perigo. Entretanto, para compreender profundamente essa verdade, os ho¬mens precisam de sabedoria e, para adquiri-la, faz-se necessário polir o tieshokaku, cuja atuação está bloqueada devido à presença de nuvens na cabeça. São essas impurezas resultantes das toxinas causadoras da anemia que afeta hoje quase todas as pessoas.

Todos: Deve-se, portanto, em primeiro lugar, entender bem o estado atual da vida terrena e ter muita fé. Eis a única maneira pela qual a humanidade poderá receber ajuda