Culto Mensal de Ação de Graças – 06/2007

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Hito no Michi

Oyoso yo ni
tsuyoki wa onore wo uchi wasure
tadashiki michi(2) wo tsuranuku hito(3) nari.

 

Magabito wa
yowaki mono nari moromoro no
tsumi ni uchi katsu chikara(4) nakereba.

 

Ikanaran
koto mo koraete sarige(5) naku
hohoemi ashirau hito(3) to narekashi.

 

1 uchi – lê-se / utchi / 2 michi – lê-se / mitchi /
3 hito – lê-se / rito / 4 chikara – lê-se / tchikara /
5 sarige – lê-se / sarigue /

 

Caminho do Homem

O homem forte
é aquele que se esquece de si mesmo
e percorre o caminho certo até o fim.

 

Homem maldoso!
És um ser fraco, porque não tens força
para realmente vencer os diversos pecados.

 

Suporta, oh! homem,
com naturalidade, qualquer situação,
rindo como se nada tivesse acontecido.

 

Ensinamento

Formas de Aprimoramento da Alma

 

Oficiante: A finalidade da fé consiste em polir a alma e purificar o coração. Para alcançar esse objetivo, existem três meios:

Todos: Primeiro: praticar o ascetismo e a penitência, ou padecer infortúnios;

Segundo: acumular virtudes pela prática de atos bons;

Terceiro: aprimorar a alma através da apreciação de obras de arte de alto nível.

Oficiante: Elevação da alma

Para se conseguir a elevação da alma, é preciso acumular virtudes, pois quem tem soonen negativo não consegue sintonizar com a vontade de Deus. Nessa situação, sempre malogra, mas, por outro lado, o sofrimento advindo dos insucessos diminui e elimina as máculas que foram a causa do soonen negativo. Como resultado desse processo, a alma se eleva e pode assim corresponder à vontade divina, obtendo, por conseguinte, resultados maravilhosos.

Todos: No mundo, freqüentemente, vêem-se exemplos de pessoas que fracassaram inúmeras vezes e depois se tornaram grandes vencedores. Tal ocorrência se deve ao fato de terem, a partir de experiências frustrantes, mudado a sua maneira de agir.

Oficiante: Posição da alma

A alma nunca está numa posição fixa. Ao contrário, ora sobe, ora desce, dependendo do próprio peso ou leveza, estados ambos diretamente relacionados à ação do bem ou do mal. Assim, quem cultiva a bondade, acumula virtudes e diminui as máculas; portanto, torna-se leve. Por sua vez, os que praticam maldades concentram grande número de pecados. Com isso, aumentam cada vez mais as nuvens espirituais e, conseqüentemente, o peso da alma. É, portanto, muito válida a expressão “peso do pecado” citada desde os tempos antigos.

Todos: Concluindo, pode-se afirmar com segurança que tanto as palavras e atos do bem, quanto do mal chegam até Deus através dos fios espirituais. Se cada um de vocês entender essa lógica, saberá que não existe outra alternativa a não ser tornar-se uma pessoa virtuosa.

Oficiante: Elevação da alma pela dedicação

O ideal seria que cada pessoa de fé formasse outras cem. Quando um membro da Messiânica consegue ministrar Johrei regularmente, ou divulgar as publicações e, desse modo, formar um novo adepto, fica, em geral, muito contente. Essa boa ação, entretanto, significa apenas que ele teve condições de fazer alguma pessoa adentrar ao portão da casa. É preciso, ainda, conduzi-la para dentro e mostrar-lhe todos os aposentos da residência a fim de ser verdadeiramente possível afirmar que mais um membro foi conseguido. Quem já passou por experiências semelhantes sabe o que estou querendo dizer. O novo adepto só será, portanto, um perfeito seguidor da Messiânica quando, do fundo do coração, entender e aceitar a nova maneira de viver que lhe está sendo proposta.

Todos: Se, pois, alguém tiver força e capacidade de fazer um membro bem firme, com sabedoria suficiente para compreender os Ensinamentos, não terá dificuldade de conseguir mais cem. Estes, por sua vez, farão outros cem. Assim, sucessivamente, de maneira simples e natural, vai surgir um número surpreendente de verdadeiros propagadores do Evangelho do Céu, quer dizer, de pessoas sábias.

Oficiante: Elevação da alma através da Arte

Quando alguém entra em contato com obras de arte de autores de altíssimo nível, está aprimorando a própria alma; quem as aprecia, na verdade, se aproxima dessas obras e assimila o mesmo grau de consciência do artista que a compôs. Esse tipo de aprimoramento produz um efeito idêntico ao conquistado pela fé. Diferente, porém, do adquirido por meio de penitências ou ascetismos, correspondente a uma espécie de fé infernal, própria da Era da Noite, através da qual se exigem muitos sacrifícios das pessoas.

Todos: O que eu estou ensinando, entretanto, é um modo de viver celestial, de deleite, de prazer. Traz o mesmo resultado conseguido pelos antigos religiosos por meio de jejum, banhos na água gelada ou realização de qualquer outro ritual de sofrimento. Concluíndo, quero acentuar que Deus se utiliza intensamente da Arte para tornar o homem feliz e fazê-lo elevar a alma.