Culto Mensal de Ação de Graças – 02/2010

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sutenta, protege e eleva.

Objetivo

O culto mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Fotos

Salmo

Kami no Shimobe

Johrei no
ai ni wo toritsugi yoko to shite
shinri no oshie tatetoshi yukana.

 

Ikanaran
koto mo shinobite michi no tame
tsukusu wa Kami no shimobe narikeri.

 

Sugisarishi
koto wo kuyamazu yukusaki wo
anzuru nakare Kami ni aru mi wa.

 

Ai wo toki
jihi satosutote okonaino
tomona wa zareba hama no matsukaze.

 

Kami naranu
hito no mitoshite keikei ni
hito no zen aku sabaku beshiya wa.

 

1jiyuumuge – lê-se / djiyuumugue / 2 koso – lê-se / kosso /
3 michi – lê-se / mitchi / 4 kuruiso – lê-se / kuruisso /
5 reisetsu – lê-se / reissetsu / 6 jiyuushugi – lê-se / djiyuushugui /
7 okose – lê-se / okosse / 8 kasanareba – lê-se / kassanareba /

 

 

Servo de Deus

Seja instrumento
horizontal, ministrando Johrei com amor;
vertical, divulgando os Ensinamentos.

 

Um servo de Deus
segue somente o que o Pai ensina
e enfrenta, com paciência, qualquer situação.

 

Quem se dedica
à Obra divina não se preocupa
com o futuro, nem lamenta o passado.

 

Ensinar amor
e misericórdia, e não praticá-los,
é como o farfalhar do pinheiro na praia.

 

Não podes julgar
futilmente o bem ou mal do outro.
Não te imagines um Deus; és apenas homem.

Ensinamento

ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA

 

1. Lei do Johrei (Johrei Ho)

O objetivo principal da Doutrina Messiânica é despertar os homens para o poder de Deus, ou seja, tornar evidente a Sua supremacia sobre todas as coisas. Dessa forma, torna-se urgente, em primeiro lugar, curar as doenças, para que através desse fato, a humanidade reconheça a presença Divina.

Nesse sentido é muito importante que os Mamehito ampliem o conhecimento sobre as doenças, não segundo os preceitos da medicina atual, mas do ponto de vista do Pai Criador.

Para tanto, não há necessidade de grandes conhecimentos sobre anatomia. O primeiro passo é desenvolver a capacidade de descobrir o ponto focal, pois uma vez encontrado, basta ministrar Johrei somente nesse local, que a cura se processa mais rapidamente.
Por desconhecer o ponto focal das doenças, a maioria das pessoas ministra Johrei mais no sentido espiritual, onde a cura é obtida, porém, muito mais lenta.

Acompanhando os ministros e responsáveis pelas difusões, vejo que ainda é muito restrito o conceito sobre as enfermidades. Os Mamehito geralmente fazem perguntas básicas ou então me questionam a respeito de assuntos sobre os quais eu já escrevi anteriormente.

Portanto, é de suma importância a realização de cursos para ampliar o conhecimento espiritual e físico das doenças. Peço, especialmente aos ministros, que se esforcem o máximo para aprimorar-se nesse sentido, pois sem o conhecimento necessário não será possível obter bons resultados.

 

2. A força espiritual do Johrei

A cura de uma doença depende do poder espiritual do Johrei da pessoa que o ministra. Contudo, quanto menos forçado, mais forte ele será. É, pois, muito importante a atitude de quem o está canalizando. Se verdadeiramente o ministrante conseguir não usar a sua própria força, deixando a mão bem relaxada para que a Luz flua com naturalidade, estará prestando uma valiosa ajuda.

Há outro ponto fundamental a ser ressaltado: o poder do Johrei depende também da elevação espiritual daquele que o ministra. Para consegui-la, os Mamehito devem dedicar-se, com perseverança, à leitura dos Ensinamentos. Dessa forma, irão, pouco a pouco, aprofundando a sua sabedoria e adquirindo mais confiança e fé no Johrei que, conseqüentemente, se tornará mais poderoso.

É preciso, porém, ficarem atentos para não se deixarem dominar pela vaidade porque essa atitude diminui sensivelmente a força do Johrei. Eis a razão por que um Mamehito novo, que ainda canaliza a Luz de Deus com um pouco de receio, sem confiar muito na própria capacidade, consegue curar relativamente melhor.

Por outro lado, quando alguém fica convencido de que já sabe ministrar bem Johrei, dificilmente alcança bons resultados. Não quero, contudo, dizer que seja melhor canalizar Johrei com insegurança ou medo. É preciso somente que o membro tenha humildade para reconhecer que está servindo, apenas, como instrumento de Deus.

Além disso, todos os doentes ou quaisquer pessoas que busquem ajuda devem ser tratados sem ansiedade. Neste aspecto, a melhor maneira é agir sem nenhum tipo de envolvimento emocional, ou seja, de pensamentos advindos, quer de sentimentos de estima, amor, admiração, quer de considerações relativas à posição social, econômica ou cultural da pessoa a quem se está prestando ajuda. Se os Mamehito não mantiverem uma atitude de completa imparcialidade, terão, com certeza, o poder do seu Johrei diminuído.

Embora a energia espiritual outorgada aos messiânicos seja incomparavelmente maior do que a de outras religiões, tal fato não deve, nunca, ser motivo de vaidade para os Mamehito. Muito pelo contrário. É preciso que todos reconheçam, a cada instante, o privilégio de terem sido agraciados com tamanha deferência, conservando o coração humilde e agradecido.

1Mamehito – palavra japonesa, cuja tradução é Homem Verdadeiro. Engloba, pois, em seu significado, todo aquele que se inicia na Doutrina Messiânica, estuda e pratica os Ensinamentos de Meishu Sama.