Culto do Ano-Novo e Culto Mensal de Ação de Graças – 1º de janeiro de 2017

Significado das Oferendas

Através das oferendas, simbolizadas por alimentos, dados a nós pela Grande Natureza, provenientes da montanha, do campo, do rio e do mar, expressamos afetuosamente o nosso mais sincero sentimento de gratidão a Deus.

Esta cerimônia evidencia também a real importância do valor da vida e da Luz de Deus, a autêntica essência da energia espiritual, que nos sustenta, protege e eleva.

Objetivo

Todo 1º de janeiro, o Templo Luz do Oriente realiza uma cerimônia especial para celebrar, agradecer e pedir proteção no ano que se inicia.

Segundo a tradição japonesa, tudo que acontece no primeiro dia do ano se reflete de forma decisiva em todos os dias que se seguem. Nessa data, os japonese têm o costume de ir aos templos para orar, agradecer e pedir proteção. A nosso ver, esse é um costume muito benéfico e, da mesma forma, realizamos no Templo Luz do Oriente o Culto do Ano Novo para que todos os membros e frequentadores tenham a oportunidade de darem, de forma positiva, esse primeiro passo tão significativo de renovação.

De fato, a maneira como damos início a tudo, em qualquer projeto ou empreendimento, já nos conduz a uma determinada direção, estabelece costumes na maneira de pensar e agir. Isso pode, como consequência, determinar até que ponto seremos bem sucedidos em nossos planos. Portanto, é de grande importância atentarmos para nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações no primeiro dia do ano que se inicia.

O Culto Mensal de Ação de Graças do Templo Luz do Oriente é oficiado no primeiro domingo de cada mês, em agradecimento pelas dádivas que diariamente recebemos. Em alguns anos, porém, é celebrado junto com o Culto do Ano Novo, no dia 1º de janeiro.

É também a oportunidade para pedirmos a Deus e Meishu Sama força e coragem a fim de podermos dedicar-nos com amor à concretização do Plano de Deus na Terra, tornando-nos instrumentos cada vez mais puros de canalização do Johrei.

A intensidade da Luz que envolve nossas almas, neste dia, tem um poder infinitamente amplo manifestado em sublimes vibrações de harmonia, verdade e justiça.

É pois, muito importante, nesta data, a participação devota e irrestrita de todos os membros e frequentadores.

Leitura de Ensinamento de Meishu Sama

“Transição da Era da Noite para a Era do Dia”, publicado no livro: O caminho da felicidade, p.151; Lux Oriens Editora.

Salmo de Meishu Sama

Shin Nensai

 

Aratama no

toshi wo mukaete medetakere

sora hare wataru kyoo no hatsu hi ni.

Aratama no

toshi wo mukaete omoukana

kyonen ni kurabete kyoo no akarusa.

Ooi naru

Kami no shigumi wa hi ni tsuki hi

me ni wa mienedo iyasusumu nari.

Hi tsuki chi no

fukaki megumi ni mikifutori

eda shigeru gano waga kamuwaza mo.

Kotoshi yori

waga kamuwaza no mezamashiku

naru kizashi mie kokoro tokimeku.

 

 

Celebração de Ano-Novo

 

Límpido está

o Céu para receber congratulações

de Deus neste primeiro dia do Ano-Novo.

Posso perceber:

ao ser comparado com o ano findo,

este que hoje começa está bem mais claro.

O grandioso

Plano de Deus, mesmo não sendo visível,

dia a dia, mês a mês, vai se concretizando.

 

Pela imensa

graça do Sol, da Lua e da Terra,

a Obra Divina frondeja em grosso tronco.

A partir deste

ano, vendo o sinal da realização

de notável trabalho, meu coração palpita.

Palestra

Fotos