Celebração em Homenagem aos Antepassados – 11/2007

Celebração realizada dia 18 de novembro de 2007.

Fotos

Salmo

Kyurei

Tamawarishi
tootoki inochi kyoo yori wa
chikara2 kagiri3 ni Kami ni tsukaen.

 

Kami ni inoru
ware to narikeri tama no yo no
ukarayakara mo muda yorokoban.

 

Mi mo tama mo
Kami no hikari ni kiyomerare
tengoku ni sumu ware to narikeru.

 

1 Inochi – lê-se / inotchi / 2 Chikara – lê-se / tchikara /
3 Kagiri – lê-se / kaguiri /

 

 

Salvação das Almas

Recebi de Deus
preciosa vida. A partir de hoje,
com o máximo de minhas forças, vou servi-Lo!

 

Muito alegres
ficaram meus antepassados depois de
me tornar pessoa que procura rezar a Deus.

 

Purificando
pela Luz de Deus meu corpo e minha alma,
consegui morar para sempre no Reino do Céu.

Ensinamento

Makoto

 

Oficiante: Makoto é um vocábulo japonês que está associado às acepções de amor, sinceridade, fidelidade, honestidade, constância, devoção, franqueza, pureza e autenticidade.

Todos: O termo makoto engloba, portanto, um conjunto de virtudes, cuja prática é extremamente necessária para quem deseja iniciar-se no caminho da Luz.

Oficiante: Atitude correta

Seria cada um vigiar constantemente a si próprio, procurando saber se está agindo certo ou errado. Quem assim procede possui o verdadeiro makoto. Ao contrário, condenar o mal dos outros, chamar-lhes a atenção, embora socialmente pareça correto, para um mamehito não é atitude digna. Se, de fato, alguém estiver errado, a Deus cabe julgar. Aqui reside o grande mistério da fé. Portanto, todo aquele que age contra esse princípio está tentando colocar a vontade humana acima do poder divino.

Todos: De outra parte, entretanto, existem situações que precisam ser definidas. Então, o que, na realidade, não está correta é a tentativa de se estabelecer o bem e o mal para os outros. No momento em que alguém age assim, erra.

Oficiante: Por isso, torna-se necessário que cada mamehito mantenha uma atitude mental de não-julgamento, levando em consideração também as circunstâncias que exigem algumas definições precisas. Esse tipo de postura corresponde a um nível espiritual, sutil e misterioso, envolto em transmutações intermináveis. Mesmo assim, é importante que cada mamehito procure aproximar-se um pouco dele.

Todos: Desse modo, estará polindo a alma. Além disso, tal maneira de agir corresponde à prática de uma fé altamente elevada. É também um princípio que nunca foi ensinado por nenhuma das religiões existentes. Quem o praticar, contudo, jamais cometerá erros e estará sempre no caminho da Verdade.